domingo, 15 de maio de 2011

Adotando um Cão


Adotando um Cão

 
Para quem ama seu cachorro, 10 à 15 anos é muito pouco tempo. Este  é o tempo aproximado que um cão nos fazem companhia.

 
 
Não é só a questão do dinheiro, mas tempo e energia.

 
 

  



 
 
Pontos a Considerar

 
 
Raça e Idade do cachorro:

 
 
·         Cachorros do tipo cocker spaniel, collie, labrador, perdigueiros, pastores,  terriers,  requerem treino e exercícios diários, exigindo muito mais tempo de você  do que os os cachorros de guarda e de companhia. 


·         Um filhote requere mais tempo de supervizão  do que um cachorro adulto.  


·         O primeiro ano – Não importa a raça ou a idade  o cão que você adotar  terá que se adaptar as regras e routinas da casa,  ele vai precisar muito de você no primeiro ano que estiver na sua companhia. 

 
Idade do dono

 
 
·         Se for criança – Os  cachorros pequenos (com menos de 7 kilos) de qualquer idade e filhotes não são aconselhados para famílias com cianças com menos de sete anos.  Filhotes tem “dentes de leite” e unhas afiadas, mordem e arranham, machucando as crianças, e em vez de serem amados serão temidos. Cachoros pequenos tem a ossatura pequena, são mais senssíveis ao tato e não gostam de ser pegados por mãos desajeitadas, eles se machucam fácil, seus ossos quebram fácil.  Um cachorro de porte médio a grande com mais de 5 meses de idade é o ideal para crianças.  Sobretudo, sem exceção as crianças devem ser sempre supervisionadas quando estão em companhia dos cachorros.

 
 
·         Se for idoso ou uma pessoas com necessidades físicas especiais pode não se adaptar à cachorros novos, fortes e vigorosos. 

 
 
·         O cão que uma vez pode ter sido de sua raça preferida por anos poderá não ser mais o cachorro ideal depois de 15 anos.

 
 
·         Considere o tempo de vida do cachorro, o tempo que ficará em sua companhia.  Se você vive numa casa mas penssa em mudar para um apartamento, por favor não discarte seu companheiro, não é justo para ele.

 
 

 
 

 
 
Financeiro

 
 
·         Despesas de veterinário, vacinas, vermífugos, antipulgas e ração não são os únicos gastos.

 
 
·         Cachorros do tipo Poodle, Cocker, and Shih Tzus, requerem tosas a cada 4-6 semans e shampoos especiais. Bull Terrier or Mastiff gostam de roer e acabam com um ossos especial de couro cru em minutos – cuidado com o sua sandália preferida.  Chihuahuas e Whippets, e outras raças de pelo curto requerem roupinhas para o frio.

 
 
·         Mesmo com todas as vacinas prevenindo as doenças mais graves, tem sempre as  emergencias. Seu cachorro briga com o cachorro do vizinho, é atropelado, come um barbante ou uma bateria, é alérgico, os ossos finos de seu pequerucho quebram, o seu garotão de anos tem um quadris ruim.  

 
 
·         Tem também as visitas ao petshop, o shampoo, pente, escova, prato para comida, limpa carpete, cama, casinha, coleira, guia, brinquedo, consulte um pet shop. 

 
 
·         Barreiras de porta para os bêbes de pais novos e cercado no jardim para impedir intrusos.

 
  
 
Adote com responssabilidade!

 
 

 

 

 

Um comentário: