sábado, 21 de maio de 2011

Benefícios em Castrar um Cão


Marlo & Roxie


Por que castrar cadelas e cães machos? Castrar ajuda a produzir cães saudáveis e bem humorados.   Outra razão importante é que cães castrados não produzem filhotes que se juntam a população de cães abandonados. Castrar é em parte uma solução para não colocar um número maciço de cães “para dormir”, ou abandonar-los porque não há lares suficientes para todos eles.

E onde está a vantagerm para nós? Quais são as vantagens entre castrar e não castrar?
O que a castração oferece para a sua família que vai viver com esse cão? Afinal, você pode muito bem manter o seu cão sem castrar, e você pode não ver as dificuldades que envolve um cão que não é castrado. Digamos que você prefere deixar seu cão sem castrar e não se importa pelo inconveniente. Fora a capacidade de reprodução, que outro motivo você teria para querer um cão castrado? Existem muitas razões realmente boas para fazer isso. Muitas vezes as pessoas param na razão da superpopulação e nunca  penssam na parte boa nos benefícios da castração, o que mais importa para o cão  e a sua família.

Cães Machos
Marlo na Praia

Um cão macho, que permanece sem ser castrado, experimenta um grande aumento da testosterona na adolescência. Em alguns meses de idade o nível de testosterona do macho filhote pode ser várias vezes mais alto do que a do cão adulto do mesmo sexo fazendo uma diferença enorme nos comportamentos relacionados com o hormônio como urinar para marcar sua casa, agressão contra outros machos, agressão territorial, e comportamento de fuga para vagar e se encasalar.

Alguns cães machos, especialmente de pequenas raças e cães terriers, pode ser impossível de treinar se você esperar muito tempo para castra-los.
Com todos os cães, é a opinião do seu veterinário que conta quando é o melhor momento para castrar.  Seis meses à um ano de idade é geralmente o momento certo de castrar.

Para obter melhores resultados comportamentais é melhor não esperar mais de um ano de idade para castrar os machos. Depois que desencadeia o comportamento hormonal por muito tempo, você pode estar lidando com um hábito firmemente arraigada que não irá desaparecer mesmo após a castração. Mas não desista só porque você perdeu o momento ideal pois freqüentemente a castração ajuda com problemas de comportamento mesmo se feito mais tarde.

 
Cães machos que não são castrados tendem a ter mais dificuldade em se concentrar nas tarefas como andar na guia, não latir, pular, etc. e tem um comportamento errático nas proximidades de uma cadela no cio. Podem ser incapazes de comer ou dormir quando a cadela no cio está na mesma casa.
Pular cercas para ir atrás de uma cadela na rua é bem comum para cães não castrados, mesmo em cães que nunca procriaram.

Pode ser que seu cão não castrado de um ou dois anos de idade pode estar agindo como um castrado em termos de ser fácil de se conviver, mas as chances são de que se você deixar ele sem ser castrado, aos 3 anos de idade você verá comportamentos indesejáveis.
Segundo estatísticas na idade dos 3 anos é quando um cão macho pode estar envolvido com uma terrível tragédia.  Tem casos de cães que mataram crianças. Obviamente, nem todos os cães machos são agressivos e assassinos de crianças.  Mas o risco é bem maior, e os pais precisam saber disso. Se você não tiver uma razão importante para que seu cão reproduza, ou instalações adequadas para manter o cão sem prejudicar ninguém, por que viver com esse risco?

Seu cão castrado vai lhe proporcionar tranquilidade nos passeios em família, correr no parque, ou fazer exercício de esportes de cão, tais como os de agilidade, etc.  Sua capacidade de se concentrar nas tarefas é melhor se for
castrados. Os cães são muito mais vítimas de seus próprios instintos que nós os seres humanos.  A capacidade de conter seus impulsos é menor.


Cadelas

Pretty


As cadelas como cães machos, têm um risco de agressão aumentado se não castrados.  Os niveis de estrogêneo no cio é extramente alto e pode causar mau humor. As alterações hormonais durante a gravidez pode fazer algumas fêmeas mais agressivas e sua atitude pode mudar de dia para noite. Se a sua cadela vai ter contacto com crianças, essa é outra razão para considerar seriamente a castração.

Cadelas no cio podem apresentar um comportamento errático. Sinais de dor que podem ser semelhantes às cólicas nos seres humanos, e uma propensão muito maior para sair da casa ou do quintal cercado. Algumas cadelas são limpas durante o cio, mas outras podem deixar manchas ao redor da casa.
Você não será capaz de deixá-la ao ar livre sem a sua supervisão por um segundo sequer, porque o cheiro de sua urina (ela vai urinar com bastante frequência) atrai os machos que podem estar até 2 km de distância.

Quando uma cadela está no cio, tanto ela como os machos inteiros em sua vizinhança irão apresentar alterações de comportamento, e muitos cães castrados nos arredores, também.
Não é divertido ter uma cadela no cio.

Castrar a cadela antes de engravidar pode poupar a saúde dela e deterioração de temperamento. Além disso,
as cadelas podem morrer tentando dar à luz.

Duas ou mais fêmeas na mesma casa em muitos casos são incapazes de conviver, especialmente se uma delas não é castrada. Terão problemas de agressividade por causa dos cães machos, e se você esperar até que a luta já começou, o  agressividade pode se tornar um hábito que não será alterado nem com o alívio das pressões do hormônio quando você a castra.

As cadelas muitas vezes lutam entre si até a morte.  Em sua casa, cabe a você cuidar  para que dois animais incompatíveis não sejam forçados a viver juntos até se matarem. Castrar cães antes de serem totalmente maduros aumenta a chance deles de viver  juntos e em paz.



Família x Criador



Um cão que não é castrado tende a gastar um monte de atenção e energia direcionada a sua reprodução.
Um cão castrado mantém o carácter completo da sua identidade masculina ou feminina, mas tem mais atenção e energia para se dedicar a outras coisas.


Deixe  que a abundância de cães do futuro venha a ser feito por pessoas que criam cães. Pessoas com o tempo e talento para se dedicar a uma reprodução responsável.  Isto é uma vocação e deveríamos nos sentir agradecidos com aquelas pessoas que o sabem fazer bem e com amor.  Se você quer criar cães, procure um criador especialista e responssável para orientá-lo, de modo que você estará produzindo o melhor dos cães. No entanto lembresse que a principal carreira de um cão é o de ser um companheiro para o homem.  Através deste trabalho de amor em castrá-lo, estamos enriquecendo e até mesmo estendendo nossas vidas. Castrar  torna fácilita nossa responssabilidade de cuidados para com nosso cão e aumenta o tempo para nossas atividades agradáveis ​​que nós e nossos cães podemos fazer juntos.

Agora que você sabe dos benefícios de comportamento coma a castração, considere a castração. Quando não há boa razão para manter um cão em particular sem ser castrado, a cirurgia é uma ótima maneira para que você e seu cão a vivam felizes para sempre. (Informação baseado na publicação The Canine Behavior Series, by K.D.Davis, VeterinaryPartner.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário